A 1ª parte foi emocionante, mas a 2ª foi quase de sentido único e o Chaves fez por merecer uma suada vitória por 1-2 sobre o Portimonense, no Algarve, que permitiu aos flavienses colar-se ao pódio da Segunda Liga.

O técnico Marco Alves tinha dito na antevisão da partida que estava na altura do Chaves elevar o jogo e dar o passo seguinte e a turma flaviense apresentou-se no Algarve com boa atitude, dinâmica no miolo e acabou por chegar ao golo inaugural logo aos 11', num lance de génio de Paul Ayongo, após lançamento de linha lateral, na direita da área.

A vantagem forasteira era justa, mas o Portimonense acordou, por fim, com o golo sofrido, passou a pressionar mais alto e intenso e cresceu rapidamente, nivelando o ímpeto. As alas algarvias foram sendo as suas principais armas, principalmente por Chico Banza e Geovane, mas foi num canto, aos 24', que chegou o empate, numa infelicidade do central Bruno Rodrigues, após Vozinha socar a bola contra a sua cabeça. A partir daqui, o jogo ficou mais partido e imprevisível, num ritmo bastante agradável, mas ambos os conjuntos iam pecando na decisão no último terço.

À semelhança do visto no apito inicial, o Chaves entrou novamente bem para a 2ª parte e durante alguns minutos sufocou autenticamente o Portimonense, com os algarvios sem capacidade de ter bola, apesar de Ricardo Pessoa ter mudado o desenho para 4x4x2 ao intervalo. Contudo, os flaviense foram sendo pouco clarividentes no último terço e apenas criavam algum perigo no sempre inquieto Ayongo - grande dor de cabeça com as suas diagonais.

Contudo, o cenário pouco ou nada melhorou para os algarvios, especialmente quando Marco Alves injetou sangue novo e, aos 66', fez quatro substituições de uma assentada. O Chaves continuou num andamento totalmente distinto e foi insistindo, especialmente na esquerda, por Romero e Ruben Pina. A insistência foi tal, que a merecida recompensa chegou aos 86', quando Jô Batista tirou um coelho da cartola e aproveitou um ressalto para, com a bola no ar, fazer um belo pontapé bicicleta para o 1-2 final.