A Liberty Media pode ter um obstáculo intransponível no negócio de aquisição da Dorna – entidade promotora do MotoGP. Tudo devido às entidades da União Europeia.

Segundo a Bloomberg News, Teresa Ribera, encarregue da área da concorrência, está preocupada com o impacto nos mercados de transmissão e streaming que poderia haver com a Fórmula 1 e o MotoGP debaixo do mesmo proprietário.

A próxima fase do processo de examinação do negócio deverá abrir a 19 de dezembro, mas poderá ser adiada. O plano passa por pagar 3,6 mil milhões de dólares (3,5 mil milhões de euros) para adquirir 86 por cento da Dorna.

Um porta-voz da Liberty Media esclareceu que a empresa está a trabalhar de forma construtiva com os reguladores europeus, na expectativa que estes ‘entendam a natureza dinâmica do mercado’.

Esta não é a primeira vez que uma empresa tenta ter a F1 e o MotoGP juntos: o mesmo aconteceu em 2005 com a CVC Capital Partners, que para adquirir a F1 teve de vender o MotoGP, já que não teve aprovação da UE na área da concorrência.