A Xpeng, marca chinesa de mobilidade inteligente, foi o único construtor automóvel da China convidado a participar no Workshop on Autonomous Driving, integrado na prestigiada Conference on Computer Vision and Pattern Recognition (CVPR) 2025, que teve lugar, em Nashville, nos EUA.

O Workshop que reuniu especialistas da indústria e do meio académico de instituições como a Waymo, NVIDIA, UCLA e a Universidade de Tübingen, para explorar tecnologias de ponta na área da condução autónoma, foi a oportunidade para a XPeng apresentar os seus mais recentes avanços em condução autónoma baseada em Inteligência Artificial (IA).

“Numa nova era impulsionada por dados reais e frotas em larga escala, a investigação de ponta em condução autónoma está a migrar para os fabricantes que dominam o ecossistema da mobilidade inteligente. A participação da XPeng no CVPR é um exemplo claro de como a indústria automóvel está a devolver à investigação académica conhecimento prático e inovação aplicada”, avança a marca em comunicado.

Na mesma altura, a marca anunciou, na China, o lançamento do G7, o primeiro veículo de produção do mundo alimentado por inteligência artificial, equipado com uma plataforma computacional de nível L3. Atualmente, a XPeng comercializa no mercado nacional l três veículos 100% elétricos. O SUV Coupé G6, o sedan desportivo P7 e o SUV familiar G9.