Com a saída do CEO Carlos Tavares, a Stellantis anunciou agora a sua intenção de regressar à Associação Europeia dos Construtores de Automóveis (ACEA).

Após dois anos de ausência, Stellaris, o segundo maior grupo automóvel da Europa, anunciou o desejo de voltar a aderir à ACEA, numa decisão que marca uma clara mudança de estratégia face ao passado recente.

Desta forma, parece claro que a Sttelantis está na disposição de unir esforços com outros construtores europeus para enfrentar os desafios da transição para a mobilidade elétrica

AStellantis entende que a ACEA é a plataforma adequada para desenvolver uma abordagem comum, que permita preservar a prossecução da transição e a sustentabilidade e competitividade da indústria automóvel e os melhores interesses das suas comunidades.

“O compromisso da Stellantis na transição para a eletrificação é profundo, aproveitando a nossa tecnologia multienergia, sendo que assumimos, com grande responsabilidade, os desafios que a indústria automóvel europeia enfrenta. Consideramos que a ACEA é o fórum adequado para nos envolvermos com os nossos pares e partes interessadas e construirmos, em conjunto, um roteiro para apoiar toda a cadeia de valor”, disse Jean-Philippe Imparato, COO da Stellantis, Europa Alargada.

Com o regresso à ACEA, previsto apara 1 de janeiro de 2025, a Stellantis prepara-se para participar no debate em questões cruciais, como regulamentação das emissões de CO2, o fim dos motores a combustão a partir de 2035, normas que a ACEA tem vindo a apelar para que sejam revistas de forma a evitar multas milionários à industria automóvel.