
Com a concentração de motos a decorrer em Faro desde quinta-feira, até este domingo, num evento que espera reunir mais de 20 mil pessoas, a candidatura de Luís Marques Mendes a Presidente da República fez saber que contará com o apoio do premiado piloto de Moto GP Miguel Oliveira. Segundo fonte da candidatura, o piloto já declarou o apoio público ao candidato e deverá ter um cargo, ainda a definir, na estrutura da campanha.
Miguel Oliveira e Marques Mendes estiveram juntos no início deste mês, com o candidato a dar conta disso mesmo nas suas redes sociais, com a publicação de uma fotografia dos dois. "Estive hoje com o Miguel Oliveira, um jovem português em alta no motociclismo. Alguém que mobiliza os jovens e orgulha o país. Este jovem tem mesmo espírito de campeão. Parabéns pelo seu notável exemplo", escreveu Marques Mendes a acompanhar a fotografia.
Habituado a outras corridas, que não a corrida a Belém, a candidatura de Marques Mendes confirma agora que o piloto declarou o seu apoio formal, sendo provável que venha a ter uma participação ativa na estrutura de campanha para as eleições que decorrem em janeiro de 2026.
A comissão de honra do candidato conta com nomes diversos da sociedade civil, desde os ex-árbitros Artur Soares Dias e Duarte Gomes, o ex-selecionador António Oliveira, o antigo jogador de futebol e treinador Toni, as atrizes Rita Salema, Sílvia Rizzo ou o cantor Toy, para além das escritoras Alice Vieira, Margarida Rebelo Pinto ou o apresentador de rádio António Sala. A comissão de honra é presidida por Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, vice-presidente do PSD, conselheira de Estado e ex-ministra da Saúde.