
Um helicóptero privado tem estado hoje a sobrevoar a zona dos Maroços, no concelho de Machico, no âmbito de uma intervenção numa escarpa considerada perigosa devido à frequente queda de pedras e blocos de rocha.
Ricardo Franco, presidente da Câmara Municipal de Machico, explicou ao DIÁRIO que a autarquia está a levar a cabo “uma importante obra de estabilização de talude na zona da Ribeira Grande, com o objectivo de proteger várias habitações do risco de queda de blocos rochosos”.

Adiantou ainda que o projecto, que contou com um investimento total de 215.980,00 euros , envolve a instalação de uma barreira dinâmica com 170 metros de comprimento e culmina este fim-de-semana com uma complexa operação de transporte de materiais pelo helicóptero, o que obriga à interdição de um troço da Estrada dos Maroços.
A empreitada, adjudicada à empresa Mota-Engil Engenharia, baseia-se em estudos técnicos prévios, incluindo um relatório do Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) e uma solução técnica detalhada do fabricante especializado italiano Maccaferri. Do valor total do investimento, a fatia principal, de 178.007,00 euros, é destinada ao fornecimento e aplicação da própria barreira de protecção.

A execução total da obra tem um prazo previsto de 90 dias.
O presidente refere ainda que ao todo foram colocadas 19 peças, cada uma com 600 quilos com uma altura de 4m.
A operação tem gerado curiosidade entre os residentes.