O fundador da marca de roupa espanhola Mango, Isak Andic, morreu este sábado, aos 71 anos, depois de ter sofrido uma acidente quando fazia uma caminhada com um dos filhos numa zona montanhosa em Barcelona.

Segundo o jornal La Vanguardia, o empresário terá perdido o equilíbrio e caiu de uma ravina com 150 metros de altura. O filho Jonathan chamou as equipas de emergência de imediato, pouco depois das 12h30 (13h30 em Lisboa), mas Isak Andic não sobreviveu aos ferimentos.

Foi mobilizado para o local um helicóptero e várias equipas de emergência que conseguiram resgatar o corpo. Foi transportado para
Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses da Catalunha.

Isak Andic ocupava atualmente o cargo de presidente não executivo na Mango e era a quinta pessoa mais rica de Espanha, com um património líquido avaliado em 4,5 mil milhões de euros.

O presidente da Generalitat, Salvador Illa, reagiu à notícia através da rede social X (antigo Twitter), lamentando a morte de um empresário "empenhado".

"Contribuiu para engrandecer a Catalunha e projetá-la no mundo. Deixa uma marca indelével no setor da moda catalão e mundial. As minhas condolências e as de todo o governo vão para a família, amigos e equipa da Mango", escreveu Salvador Illa.

Isak Andic nasceu na Turquia e chegou a Espanha na adolescência. Criou a Mango em 1984 e abriu a sua primeira loja no Paseo de Gracia, em Barcelona.