Carlos Carreiras está na reta final do seu percurso autárquico. Depois de quase quatro mandatos à frente da Câmara Municipal de Cascais, a lei impede-o de se recandidatar, colocando um ponto final: “Para mim, a política executiva é a autárquica e em Cascais. Não podendo recandidatar-me, não irei para outra câmara”. Mas deixa um descendente que é um plano B: “Piteira Lopes é o plano alternativo na falha de Pinto Luz, mas posso dizer que é, de todos os candidatos à câmara, aquele que se vai apresentar mais bem preparado”.
Na política Nacional, o autarca de Cascais assume duas posições divergentes face ao líder do partido. No âmbito autárquico, ao contrário de Montenegro, não acredita na possibilidade de o PSD ganhar as eleições autárquicas do próximo ano: “É muito difícil o PSD ter o maior número de câmaras. As eleições vão correr bem, vai aumentar o seu número de câmaras, mas muito dificilmente vai superar as do PS”.

SIC Notícias

Sobre presidenciais, Carlos Carreiras revela que também já teve oportunidade de dizer ao primeiro-ministro que não concorda com a estratégia assumida no último congresso: “Acho que não fez bem. Não era necessário estar a definir àquela distância” que o partido só apoiaria um candidato que fosse militante.
Apesar de tudo, para o autarca de Cascais ainda há margem para que possam surgir outras candidaturas: “Estou a aguardar o que é que Gouveia e Melo tem para dizer”, assume ao Facto Político ao mesmo tempo em que assume que a porta ainda não está fechada e o PSD pode mesmo vir a apoiar outras personalidades de fora das fileiras laranja. Oiça aqui o programa emitido a 14 de dezembro na SIC Notícias.

Entre todos os factos que nos passam pelas mãos, os factos políticos são os nossos favoritos. Com o jornalista Diogo Teixeira Pereira, vamos tentar descobri-los nas entrelinhas dos discursos e nas conversas com os protagonistas da semana política. No final, fazemos uma previsão da meteorologia política para os dias seguintes que, se tudo correr como o previsto, vai falhar quase sempre. Facto Político, todos os sábados na SIC Notícias e em podcast.