Esta semana o Leste/Oeste recua até 1640. Após décadas de domínio castelhano em Portugal, eis que no dia 1 de Dezembro desse ano a independência foi restaurada. "É preciso não nos esquecermos que este 1 de Dezembro continuou durante 28 anos, porque só 28 anos depois é que, no fundo, Portugal adquiriu ou readquiriu verdadeiramente a independência", afirma Nuno Rogeiro.
Na atualidade, na Ucrânia, os ataques continuam. Com a questão NATO em cima da mesa, o apoio bélico externo continua a chegar às frentes de combate ucranianas. A visita de António Costa a Kiev, levando consigo figuras importantes da diplomacia europeia, é destacada como um gesto simbólico e uma demonstração clara das prioridades da União Europeia em relação à Ucrânia.
Já em Portugal, a semana foi marcada pelo tema da 'segurança nacional' e a corrida às presidenciais. Sobre este tema, Nuno Rogeiro afirma: “o segredo de polichinelo que todos sabíamos é que o Almirante Gouveia e Melo vai ser candidato a Presidente da República. A questão é saber se ele tem qualificações para ser chefe de Estado? Eu diria que sim. Um chefe de Estado que vai ser o comandante supremo das Forças Armadas precisa de saber exatamente o que é a geopolítica e geoestratégica nacional”.
A fechar o comentador da SIC Notícias olhou ainda para a situação conflituosa em Moçambique.
Ouça a análise de Nuno Rogeiro na versão podcast do programa Leste Oeste. Emitido na SIC Notícias a 1 de dezembro e conduzido pela jornalista Sara Tainha.
A análise de Nuno Rogeiro sobre os temas que marcam a atualidade internacional. Todos os domingos, às 14h, Leste/Oeste na SIC Notícias e em podcast. Ouça mais episódios: