A Abarth 600e, é bem o exemplo de como a caminhada para a mobilidade elétrica pode permitir uma verdadeira emoção de condução, à medida que a desportividade evolui em conjunto com a crescente eletrificação.

O 600e apresenta-se como o desportivo de estrada mais potente de sempre da marca italiana, resultando de um trabalho aprimorado dos especialistas da Abarth, mas também da experiência dos engenheiros da Stellantis Motorsport, que em conjunto desenvolveram uma plataforma BEV desportiva: a Perfo eCMP, através da qual se realiza a transferência tecnológica que dá origem ao novo Abarth 600e. Um Escorpião diabólico totalmente equipado para proporcionar uma extraordinária experiência de condução e performance, juntamente com a potência e a ferocidade que são caraterísticas de marca.

Como seria de esperar, o Abarth 600e partilha algumas das suas características estéticas com o Fiat 600e, no entanto o modelo elétrico da marca do Escorpião apresenta-se com um desenvolvimento aprimorado a nível técnico e aerodinâmico, que o torna num modelo cheio de personalidade e musculo.

A sua cativante essência “maléfica” pode ser vista nos seus exteriores musculados e de grande presença, rodas de grandes dimensões, spoiler traseiro aerodinâmico e interiores agressivos e desportivos.

Na frente, os engenheiros e os designers esticaram a silhueta, destacando o chamado “nariz de tubarão”, melhorando o desempenho aerodinâmico e, assim, dotando o para-choques específico de um volume caraterístico e com a inscrição tridimensional Abarth.

A imagem da secção frontal é também o resultado de uma configuração rebaixada e de uma via alargada com 30 mm adicionais à frente e 25 mm adicionais atrás.

Estas alterações estão longe de ser meramente estéticas, e a Abarth lembra que as formas quadradas do spoiler aerodinâmico e do extrator no para-choques foram estudadas e testadas no túnel de vento para melhorar o desempenho do novo Abarth 600e.

Além disso, este novo Escorpião está equipado com jantes de liga leve com acabamento diamantado de 20’’ polegadas de 5 raios concebidas para recuperar os gráficos estilizados do ferrão do Escorpião e permitem um vislumbre dos travões desportivos e das pinças pintadas, entre as suas largas aberturas.

Interior desportivo

No interior, a equipa de design da Abarth dotou este segundo modelo elétrico da marca com uma forte imagem desportiva, com destaque para os bancos especiais da Sabelt, que na versão topo de gama Scorpionissima, mais bem equipado, são uma “bacquets” em Alcantara com apoio de cabeça integrado, perfurados para exprimir mais leveza e desportivismo. Por sua vez, os bancos Sabelt do Abarth 600e Turismo dispõem de um tecido com design às riscas no apoio de cabeça integrado. Além disso, a edição Scorpionissima inclui bancos e para-brisas aquecidos para melhor enfrentar os dias frios de inverno.

A imagem desportiva do interior do Abarth 600e é ainda reforçada por um volante desportivo com inserções em couro e Alcantara, tanto na parte superior como na inferior, acrescenta uma imagem desportiva adicional e maximiza a aderência, bem como pelos acabamentos escuros que são exaltados por pormenores coloridos, como as costuras ou o atraente, mas ameaçador escorpião no volante.

O aspeto interior é também enriquecido por elementos adicionais como a placa Abarth, o painel de instrumentos TFT a cores de 7 polegadas com gráficos específicos da marca italiana, a cobertura do túnel central – que, tal como a luz ambiente do lado esquerdo do condutor, só está disponível na edição limitada Scorpionissima – e o painel de instrumentos – pintado de preto no Abarth 600e Turismo e de preto mate com serigrafia preta brilhante no Scorpionissima.

Já o sistema de multimédia também depende da versão, já que a variante Turismo apresenta um ecrã de 10,25″ e está equipada com seis altifalantes. Por seu lado no Scorpionissima, o ecrã de infoentretenimento tem igualmente 10,25’’, mas existe um navegador TomTom com informações de trânsito em tempo real, para aumentar a emoção da condução e ligar totalmente os entusiastas à sua experiência a bordo a alta velocidade.

Além disso, no Abarth 600e, o desempenho do condutor pode ser analisado através do sistema de infoentretenimento. A partir da página inicial, os condutores podem ser redirecionados para as páginas de performance dedicadas: a página de gestão de binário, para verificar o binário entregue nas rodas em tempo real e adaptar a aceleração em função das condições climatéricas e do piso; a página de indicadores técnicos permite que os condutores tenham sempre ao seu alcance todas as informações técnicas; enquanto a página de indicadores de corrida fornece aos condutores um cronómetro e um diagrama de forças G para se sentirem como um piloto de Fórmula E.

Para que nada falte, apenas o Scorpionissima possui o gerador de som que pode ser ligado e desligado enquanto o veículo está em movimento a partir da página inicial do infoentretenimento: o nível de som é mais elevado em condições de condução desportiva e mais baixo e mais confortável quando se conduz a uma velocidade constante devido à variação limitada do pedal do acelerador.

Além disso, a nota de escape foi enriquecida, com um som mais profundo, em condições de aceleração, tornando-se menos ruidosa no habitáculo. O som desvanece-se a partir dos 80 km/h e diminui gradualmente até uma velocidade mais elevada para se adaptar às condições de condução.

Abarth mais potente de sempre

O Abarth mais potente de sempre apresenta-se com dois níveis de potência, 240 cv para a versão Turismo, e de 280 cv para a Scorpionissima, ambas com 345 Nm de binário máximo. O motor desenvolvido internamento, promete uma forte dinâmica de condução, depois de ter sido testado no banco de testes da Fórmula E com um simulador de pista real.

Os números das suas prestações são impressionantes, já que o Abarth 600e na versão Scorpionissima acelera de 0 aos 100 km/h em 5,85 segundos, enquanto a versão Turismo o faz em 6,24 segundos. Já a velocidade máxima é limitada a 200km/h para as duas versões.

A alimentar o motor elétrico está uma bateria de 54 kWh de capacidade com sistema de refrigeração, que permite carregamentos rápidos (corrente contínua) até 100 kW, e anuncia uma autonomia de até com 334 km em ciclo combinado WLTP, para a versão Turismo e de 317 km para a variante topo de gama, Scorpionissima.

As duas variantes contam com três modos de condução, que permitem variar a entrega da potência e do binário de acordo com o modo de condução selecionado: Turismo, Scorpion Street e Scorpion Track. Neste último é onde o Abarth 600e se torna num Escorpião de adrenalina, já que inclui uma calibração agressiva do pedal do acelerador, uma afinação de direção sport+ e afinações “divertidas” do ESP, permitindo ainda a máxima performance de 280 cv para o Abarth 600e Scorpionissima e de 240 cv para a variante Turismo.

Ao volante

Na experiência que vivemos ao volante do novo Abarth 600e no Kartódromo de Palmela, na companhia do conhecido piloto, Nuno Rodrigues da Silva, foi fácil perceber que o modelo 100% elétrico proporciona momentos de grande diversão.

Com uma capacidade de aceleração bastante impressionante, é o comportamento em curva deste desportivo Abarth que surpreende, ao revelar um uma capacidade irrepreensível, beneficiando para isso de um diferencial mecânico de deslizamento limitado Torsen da JTEKT, que lhe permite melhorar as trajetórias, com um melhor comportamento, tração superior nas curvas e segurança em condições escorregadias.

Por outras palavras, sempre que percorríamos uma das curvas do kartódromo de forma mais rápida, o diferencial de deslizamento limitado fornecia um binário adicional à roda exterior e o comportamento do automóvel é melhorado pelo efeito de bloqueio, com uma taxa de 36% durante a aceleração e de 34% durante a travagem.

A forma de colocar à prova toda esta tecnologia foi pressionarmos o acelerador a meio das curvas do traçado do Kartódromo de Palmela, e logo percebemos que frente “morde” verdadeiramente o asfalto a puxar o Abarth 600e. Em simultâneo é notório uma força no volante enquanto o diferencial faz seu trabalho, evitando que o condutor perca o controlo do automóvel, através de uma impressionante tração.

Para além disso, a Abarth está de parabéns pela forma como desenvolveu o sistema de travagem, que faz uso de discos de 380 mm e pinças monobloco desenvolvidas especificamente para o 600e, já que utilizando o modo mais desportivo, a travagem faz-se de forma hidráulica, afastando o efeito da regeneração de energia no pedal, e proporcionando uma maior sensação de maior dinâmica ao condutor.

Já quando selecionamos um dos outros dois modos de condução, Turismo, ou Scorpion Street é notória a regeneração a ser aplicada pelo automóvel sempre que pisamos o pedal do travão.

Apesar de todas as suas características desportivas, é de salientar que em estrada, e no curto teste que realizamos, o Abarth 600e nunca comprometeu o conforto, apesar de estar equipado com uma combinação de molas e amortecedores mais rígidos (+41% face ao Fiat 600e de série, juntamente com uma redução de 25 mm na altura ao solo.

Desta forma é fácil afirmar que a experiência de condução do Abarth 600e é bastante positiva, o que é uma raridade no mundo dos automóveis elétricos, permitindo uma condução dinâmica nas estradas certas.

Preços

Quanto a preços, o novo Abarth 600e está disponível no mercado nacional com um preço que arranca nos €43.647 para a versão Turismo e de €47.647 para a variante topo de gama Scorpionissima de produção limitada a 1.949 unidades, número que remete para o ano da criação da marca.